Revolução Francesa

12-08-2010 14:44

O que foi a Revolução Francesa? Quais as mudanças provocadas por ela? Como era a França e como ficou? Antes da Revolução, predominava a sociedade do Antigo Regime, ou seja, o Estado absolutista, os privilégios feudais da nobreza. Depois que a Revolução se consolidou, no inicio do séc. XIX, surgiu uma nova sociedade, com igualdade jurídica, governantes submetidos às leias da Revolução, separação dos Três Poderes e caminho livre para o desenvolvimento do capitalismo e da indústria. Antes da Revolução, predominavam os valores aristocráticos da nobreza, o respeito à tradição e às famílias de nome, a educação controlada pela igreja e censurada pelo Estado.

A Revolução introduziu novos valores na sociedade, que aos poucos afirmaram sua supremacia. Valores burgueses como o individualismo, a busca por ascensão social e do poder à partir dos méritos pessoais, o respeito alcançado pela riqueza e não pelo nome tradicional. Introduziu também valores universais, como o da igualdade de direitos dos cidadãos, a liberdade de pensamento, o direito dos povos de lutarem contra a opressão. Foi o triunfo dos ideais do capitalismo e da democracia, do dinheiro e da rebeldia, não porque capitalismo e democracia se equivalem, mas porque a Revolução não foi apenas da burguesia, também dos camponeses, dos trabalhadores urbanos e dos intelectuais iluministas.

A Revolução Francesa inaugurou o mundo contemporâneo. Como é possível que algo que ocorreu em 1789 possa ser considerado parte de nosso tempo atual? Porque as grandes questões que o mundo discute hoje, a maneira de compreendê-las e de tentar ainda devem muito ao que foi criado pela Revolução Francesa. Quer ver? O Estado deve tomar bens e rendas dos grandes proprietários e distribuir as famílias pobres? O que diferencia um partido de direita de um partido de esquerda? As escolas públicas devem dar educação religiosa para as crianças? Quais são os direitos dos cidadãos? Todas as pessoas devem ter esses direitos respeitados? O Estado tem direito de criar leis para regular a economia? A população tem direito de pegar em armas e derrubar o governo? O berço desse conjunto de perguntas foi a Revolução Francesa.

A Revolução não ficou restrita ao território francês. Ela afetou todo o mundo ocidental, da Europa ás Américas. Desde os primeiros dias, a Revolução Francesa eletrizou corações e mentes em todos os lugares do mundo ocidental.