Biodiversidade no Brasil

31-07-2010 19:58

A Biodiversidade representa uns dos mais importantes fundamentos do desenvolvimento cultural, social e econômico da espécie humana, sendo que sua preservação e utilização sustentável são indispensáveis para garantir a nossa sobrevivência no planeta, a médio e longo prazo.
Em junho de 1992, no Rio de Janeiro, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, foi adotado e aprovado o documento que garante a conservação da biodiversidade, a Convenção sobre Diversidade Biológica – CDB.
De acordo com pesquisas, a biodiversidade pode alcançar uma amplitude que vai de 10 a 50 milhões de espécies, embora sejam conhecidas cerca de 1,5 milhões, provando, assim, um elevado grau de desconhecimento das espécies que fazem parte da nossa flora e fauna.
Quando o assunto é biodiversidade, o Brasil se torna um dos países principais, com 15 a 20% do número total de espécies do planeta, possuindo a flora mais diversificado do mundo. A Floresta Amazônica Brasileira compreende cerca de 26% das florestas tropicais remanescentes no planeta.
No entanto, a biodiversidade do Brasil está sendo extremamente prejudicada pelas atividades econômicas. O desmatamento é um dos principais vilões: muitas espécies morrem durante as queimadas, além de serem expulsas de seus habitats naturais. Outra prática agressiva à biodiversidade é a biopirataria, reduzindo de forma significativa a fauna e flora, causando um desequilíbrio na cadeia alimentar.